Juntos pela vida!

Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a valorização da vida, sendo o dia 10 desse mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Essa campanha, conhecida como “Setembro Amarelo”, foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Apesar de ser um assunto delicado, é de extrema importância falar sobre está campanha. Muitas pessoas pensam que este ato é uma realidade distante e que afeta poucas pessoas, mas infelizmente, segundo dados recolhidos em 2012 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos, sendo 75% destes indivíduos moradores de países de baixa e média renda. Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas.

Depressão e ansiedade são hoje uma das principais doenças que causam estes pensamentos negativos e o desamino. Não conseguir se expressar ou pedir ajuda, leva estas pessoas cometerem este ato achando que será a resolução de todos seus problemas. Não podemos tratar como tabu um assunto que hoje é de suma importância, uma vez que a estimativa é que a cada 40 segundos alguém comete suicídio.

Como podemos ajudar na prevenção do suicídio?

Perceber os sinais que a pessoa emite é o principal, saber quando a pessoa está precisando de ajuda e souber ajuda-la da maneira correta.

Ouça, seja afetuoso e dê o apoio necessário, leve a sério quando alguém desabafar com você e verifique o grau de risco de suas falas, permaneça ao lado, procure entender sem diminuir os sentimentos da pessoa, demonstre preocupação e cuidado constante!

Deixe que a pessoa fale, sem emitir julgamentos ou opiniões sobre o assunto, deixe bem claro que sua vontade é apenas ajudar. O que devemos sempre lembrar é que não devemos medir a dor dos outros pelas nossas experiências pessoais e entender que o que não nos afeta não necessariamente não causa dor e sofrimento no outro.  

Incentive o outro a praticar atividades, o artesanato também é uma fonte de ajuda nestes casos, uma vez que exercitamos todo nosso corpo, nossa coordenação motora, nossa mente e deixamos fluir nossa criatividade abstraindo alguns pensamentos negativos.  

No mês de setembro, o amarelo toma conta de diversos meios de comunicação a fim de ajudar o próximo, é neste mês que as campanhas ganham força, porém, precisamos sim falar deste assunto o ano inteiro para que esses números diminuam.

Você não é um caso perdido!

Faça sua parte, ouça mais seus amigos e familiares.

Por: Sthefani Andrade - Est. Publicidade African Artesanato

Deixar um comentário

Todos os comentários são moderados antes da publicação