Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento internacional que tem como objetivo alertar a sociedade sobreo diagnóstico precoce do câncer de mama, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento de qualidade. Além de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de frequentar o medico, estimula para que elas façam o autoexame das mamas.

O movimento teve início da década 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura" que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation, na época os corredores receberam um laço rosa para usarem durante a corrida e a partir dai foi distribuído em vários locais públicos.

No Brasil, a primeira iniciativa marcante ocorreu em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

O câncer de mama infelizmente é o segundo tipo mais frequente no mundo e por isso merece tanta atenção, no Brasil o número de mortes por este tipo de doença é alto, devido o grande número de diagnósticos tardios, com o câncer em estado avançado.

Por este motivo é de extrema importância falar deste assunto, estimular a maior participação feminina nos mutirões que realizam exames gratuitos para a detecção da doença. Mulheres com idades entre 40 e 69 anos precisam fazer a mamografia pelo menos uma vez ao ano. No entanto, para quem já tem histórico familiar da doença, é importante fazer o exame ainda que não apresente idade de risco.

Embora a classe feminina esteja mais propensa aos diversos tipos de câncer de mama, é possível prevenir e evitar esse mal por meio de medidas simples estimuladas pelo Outubro Rosa. Não deixe de ir ao médico uma vez por ano, faça seus exames de rotina e garanta que está saudável. Ao detectar alguma anormalidade, procure um médico o mais rápido possível.

Vamos juntos prevenir esta doença!                    

O que achou deste conteúdo? Que tal deixar o seu comentário?

Por: Sthefani Andrade - Est. Publicidade African Artesanato

Deixar um comentário

Todos os comentários são moderados antes da publicação